Unidade Terapia Intensiva

Unidade Terapia Intensiva
UTI

quarta-feira, 10 de março de 2010

alguns medicamentos usados em ulcera por pressão

NOMES

INDICAÇÕES

OBSERVAÇÕES

ALGINATO

Indicado em lesões infectadas ou não, com média ou alta excudação, com sangramento ou em presença de necrose e fibrina.

Usado como curativo primário, por ser aplicado sobre o leito da ferida, necessitando de um curativo secundário para ocluir ou fixá-lo. A frequência de troca deve ser avaliada de acordo com a quantidade de exsudato presente na ferida, podendo permanecer até 4 dias.

HIDROCOLÓIDE

Indicado em feridas não infectadas, com médio e baixo volumes de exsudação. Pode ser usado em presença de tecido necrótico e fibrina.

A troca do curativo deve ser realizada sempre que ocorrer vazamento do gel. Poderá permanecer por até 7 dias. O gel formado com o exsudato da ferida tem cor amarelada e odor desagradável que desaparece após a limpeza da ferida.

HIDROCOLÓIDE EM GRÂNULOS

Indicado para feridas profundas e altamente exsudativas. São associados ao uso das placas.

Os grânulos preenchem o espaço morto no leito da ferida, aumentem a absorção do exsudato, ampliando o tempo de permanência das placas.

PAPAÍNA (1%, 5% OU 10%)

Indicada para feridas necróticas e na presença de fibrina, sendo contra-indicada em casos de lesão isquêmica.

Não deve ser usada ou misturada com substâncias derivadas ou compostas de ferro ou iodo, pois é facilemnte oxidada.

COLAGENASE A 10% SEM CLORANFENICOL

Indicada em lesões isquêmicas e feridas necróticas.

-

CARVÃO ATIVADO COM PRATA

Indicado para lesões infectadas, com média e alta exsudação, com ou sem odor.

Curativo primário, exigindo sempre a cobertura com um secundário. Deve ser trocado sempre que estiver saturado, podendo permanecer por até 7 dias.

CURATIVOS DE FILMES TRANSPARENTES

Indicado para locais de inserção de cateteres periféricos, cateteres centrais tunelizados ou não, cateteres de pressão intracraniana, cateteres umbilicais e para proteção de áreas de proeminências ósseas em pacientes de alto risco para desenvolvimento de úlcera de pressão.

Em cateteres, deve ser trocado a cada 72 horas; nas áreas de pressão, pode permanecer por 7 dias.

ESPUMA DE POLIURETANO

É indicada para feridas com perda tecidual profunda, parcial ou total, sendo que nas cavitárias é utilizad ana forma de enchimento. Em feridas com perda tecidual superficial ou onde há predomínio de tecido necrótico, está contraindicado.

A frequência de troca dessa cobertura depende do volume de exsudato drenado, podendo permanecer no leito da ferida por até 5 dias. Na apresentação de envoltório, faz-se necessária a utilização de cobertura secundária, como gaze dupla estéril ou filme poliuretano.

AÇUCAR

Feridas infectadas

Por ser um produto de fácil acesso e baixo custo, é amplamente difundido. Apresenta inúmeros inconvenientes como: necessidade de trocas frequentes a cada 2 ou 4 horas, dor intensa pela acidificaçãoi do meio.

TRIGLICERÍDEOS DE CADEIA MÉDIA E ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS

Indicados para o tratamento de feridas, infectadas ou não, debridadas previamente, médio ou pouco exsudativas. A ferida deve ser irrigada com a solução e coberta com um curativo oclusivo.

As trocas devem ser diárias.

Jefferson

15 comentários:

  1. Boa noite ,meu sobrinho ficou alguns dias na uti e voltou com ulcras por pressão na parte de trás da perna, pode ser usado glicerina neste curativo?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde , meu nome é Lícia , eu tenho uma amiga que se chama Raquel que esta ai em cima , ela quer saber porque úlceras por pressão ocorre ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por causa da pressão na área afetada, fica sem oxigenação, senão ocorre a abertura na pele, fazendo uma ferida que tem esse nome UPP- úlcera por pressão, por isso, tem que trocar a pessoa de lado cada 2 ou 3 horas sem falta.

      Excluir
  3. Vilma-Acadêmica de Enfermagem
    Respondendo a pergunta da Raquel:
    As úlceras por pressão ocorrem principalmente pela falta de irrigação pelos vasos sanguíneos, devida a pressão localizada, seja por uma proeminência óssea ou por arrastamento. Onde não chega o sangue levando oxigênio, vai lesando o tecido.

    ResponderExcluir
  4. meu nome e raquel santos do rio de janeiro sou estudante da aréa da saude (tec de enfermagem) eu gostaria de saber se e correto usar apenas soro fisiologico 0,9% se so apenas esse medicamento utilizado para limpar e o suficiente para cicatrização de ulceras por pressão...

    ResponderExcluir
  5. A limpeza da úlcera é feita com soro fisiológico, porém para cada tipo de úlcera, seu estadiamento, condições do tecido é prescrito um medicamento ou cobertura. Se necessário avaliação e prescrição de profissioanal habilitado, para que não sejam utilizados cremes/pomadas/coberturas/substâncias inadequadas para o tipo de úlcera.

    ResponderExcluir
  6. adorei essa resposta me ajudaram bastante,obrigada.

    ResponderExcluir
  7. (aposentado São Paulo)
    Meu sogro acamado sofre com ferimentos causados por excesso de repouso com fricção no tecido cutâneo.
    Foi lhe aplicado um emplatro de HIDROCOLOIDE com esultados satisfatórios. Porém, estou tendo dificuldades para encontrar nas farmácias.
    Onde posso encontrar o HIDROCOLOIDE na segunda expecificação acima?

    ResponderExcluir
  8. Mina avo teve um avc e esta acamada ,agora surgiu uma ullcera na regiao do cocqis e os filhos nao sabe o que pssar 'pois esta muito imfectada

    ResponderExcluir
  9. Dickson.minha esposa tem ucera sente muitas dores e cocera já fez uma raspagem tem algum remédio mas eficaz

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de sabe porque o paciente chega ate a UTI ??

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de sabe porque o paciente com ulcera por pressao chega ate a UTI ??

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe sofre de úlcera de pressão há 8meses tentamos vários medicamentos o óleo de girassol, dermaderium, alginato de cálcio, hipogloss, fibrose, pomada de Urucum, não sei mais o que fazer,não cicatriza nunca, estou procurando um novo médico que entenda sobre isso alguém me ajuda??

    ResponderExcluir
  13. moro em goiana PE sou tec.de enfermagem e cuido de um cadeitante que adquiriu uma úlcera por pressão na região sacral estou utilizando a pomada sulfadiazina de prata no inicio estava ótima mas hoje não estou vendo resultados .me falaram o tratamento com açúcar o que devo fazer é aconselhável.

    ResponderExcluir
  14. Minha mãe está com uma ulcera de pressão no pé já fais sete meses estava até com cheiro ruim estou usando rifocina estou vendo resultado

    ResponderExcluir